quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A invenção da saia

Há saias de todos os tipos, com todos as intenções, as petulantes, as glamurosas, divertidas, ousadas, recatadas, mas todas elas tem um mesmo objetivo: feminilidade. 
No mundo ocidental, saia é considerada roupa de mulher. No entanto, há exceções. O Kilt é uma saia tradicional do vestuário dos homens da Escócia, estilistas como Jean-Paul Gautier mostra que homens podem sim usar saia! 
Algumas mulheres medievais de classe alta usavam saias com mais de três metros de diâmetro na parte inferior. A contraponto desse volume de panos, as minissaias da década de 1960 foram vestuário mínimo e  viciante da época que  mal cobria a calcinha quando as meninas sentavam.

As saias foram utilizadas por homens e mulheres de muitas culturas, como o lungi, a canga e o saronge foram usados no Sul e sudeste da Ásia, e o saiote usado em Scotland.
A primeira cultura conhecida por ter mulheres que usam roupas semelhante à minissaias era Duan Qun Miao, que literalmente significa "saia curta Miao" em chinês. 

Saias no século 19

Durante o século XIX, os vestidos de mulheres da corte, na cultura ocidental variou muito mais do que em qualquer outro século. Waistlines começou logo abaixo do busto (a silhueta império) e, gradualmente, caiu até a cintura natural. As saias começaram bastante estreitas e aumentaram drásticamente o Hoopshirt e a crinolina (suporte estilos da década de 1860)




 Saias no séculos 20 e 21

Começando por volta de 1915, bainhas para vestidos diurnos subiram, a base dos vestidos agora  saí do chão. Para os próximos cinquenta anos de moda saias tornaram-se curtas, abaixo do joelho (1920) então longa (1930), então mais curtas (nos anos de guerra com as suas restrições de tamanhos), depois de comprimento clássico (o "New look") para 1960 com os saiotes mínimo. Em seguida, de todos os 1967-1970, depois que as saias tornaram-se tão curtas quanto podia ser, evitando apenas exposição da underwear, era o momento de ampliá-las e novamente elas obtiveram volume, com um estilo mais solto e confortável de vesti-las.

Anos 10













Anos 20



Anos 30





                                      Anos 40 e 50













A partir  dos anos 1970, o surgimento das calças para mulheres foi uma opção para quase todos os eventos formais, nenhuma saia teve tanto domínio quanto a calça por tanto tempo. A calça trouxe com ela liberdade que com o passar dos anos cada vez mais as mulheres foram adquirindo.

Anos 60, 70, 80 e 90




 
 















Nos dias de hoje, a saia mantém-se forte com diversas novas formas e resignificações de antigos modelos. É ainda a peça mais feminina e elegante do guarda-roupas e que, sem dúvida, nenhuma mulher pode deixar de ter suas coleção!

1 comentários:

Gabriela Nascimento disse...

Adoreii!!! Gurias vcs vao ficar milionarias!! Muito luxo riqueza e poder! kkkkkkkkkk
Parabens gatas!

Template by:
Free Blog Templates