segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Logo logo!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nas ruas









http://thesartorialist.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fashion 1940

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Kilt

No início do século 16, surgiu uma peça xadrez aliada de um cinto de segurança, uma modelagem de corpo inteiro cuja parte de cima poderia ser usada como uma espécie de capa sobre o ombro, este então era chamado de "Kilt grande" ou "Xadrez com cinto de segurança". Havia também o chamado "Kilt curto", semelhante ao Kilt moderno, porém este veio somente nos séculos 17 e 18.

1690

A origem da palavra "Kilt" vem do escocês, que significa "dobrar a roupa em torno do corpo". 
Ao longo do século 16, com a crescente disponibilidade de lã, o casaco tinha crescido de tamanho, começaram a ser unidos ao cinto de segurança. O Kilt grande foi originalmente modelado com um comprimento de pano de lã grossa composta de duas larguras tear costuradas resultando em uma largura total de 54 a 60 polegadas, e até 7 metros (6,4 m) de comprimento. 

1744




O kilt grande é principalmente associado com as terras altas da Escócia, mas foi usado também em zonas rurais pobres da planície. Quando difundiu o uso deste tipo de kilt tornou-se cada vez mais comum e continuou no século 19 e alguns ainda usam hoje.
Com a chegada do Kilt curto nos séculos 17 e 18, era utilizado uma única largura de pano pendurada abaixo da cintura. Desde que entrou em uso tornou-se bastante popular em todas as montanhas e as planícies do norte em 1746, embora o kilt grande também tenha continuado em uso. O kilt curto foi uma clara evolução do kilt grande, isto é, essencialmente, era a metade inferior do kilt grande.
 Renascença 
Em 1746, o rei George II proíbe todos os itens de Highland incluindo Kilts (embora uma exceção foi feita para os regimentos das Terras Altas) com a intenção de suprimir a cultura das terras altas. As penas foram graves; de prisão para a primeira infração e sete anos, seis meses de transporte para o segundo.  A proibição se manteve em vigor por 35 anos.  Mas isso aplicou-se apenas ao clã guerreiros por isso, com exceção destes guerreiros, o Kilt curto tornou-se moda por muitos anos entre os escoceses como forma de protesto contra a proibição ditada pelo rei.

Após esse período, o Kilt ganhou força como um símbolo da cultura escocesa identificada por antiquários, românticos e outros. 
1890
1940



Fonte: wikipedia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A invenção da saia

Há saias de todos os tipos, com todos as intenções, as petulantes, as glamurosas, divertidas, ousadas, recatadas, mas todas elas tem um mesmo objetivo: feminilidade. 
No mundo ocidental, saia é considerada roupa de mulher. No entanto, há exceções. O Kilt é uma saia tradicional do vestuário dos homens da Escócia, estilistas como Jean-Paul Gautier mostra que homens podem sim usar saia! 
Algumas mulheres medievais de classe alta usavam saias com mais de três metros de diâmetro na parte inferior. A contraponto desse volume de panos, as minissaias da década de 1960 foram vestuário mínimo e  viciante da época que  mal cobria a calcinha quando as meninas sentavam.

As saias foram utilizadas por homens e mulheres de muitas culturas, como o lungi, a canga e o saronge foram usados no Sul e sudeste da Ásia, e o saiote usado em Scotland.
A primeira cultura conhecida por ter mulheres que usam roupas semelhante à minissaias era Duan Qun Miao, que literalmente significa "saia curta Miao" em chinês. 

Saias no século 19

Durante o século XIX, os vestidos de mulheres da corte, na cultura ocidental variou muito mais do que em qualquer outro século. Waistlines começou logo abaixo do busto (a silhueta império) e, gradualmente, caiu até a cintura natural. As saias começaram bastante estreitas e aumentaram drásticamente o Hoopshirt e a crinolina (suporte estilos da década de 1860)




 Saias no séculos 20 e 21

Começando por volta de 1915, bainhas para vestidos diurnos subiram, a base dos vestidos agora  saí do chão. Para os próximos cinquenta anos de moda saias tornaram-se curtas, abaixo do joelho (1920) então longa (1930), então mais curtas (nos anos de guerra com as suas restrições de tamanhos), depois de comprimento clássico (o "New look") para 1960 com os saiotes mínimo. Em seguida, de todos os 1967-1970, depois que as saias tornaram-se tão curtas quanto podia ser, evitando apenas exposição da underwear, era o momento de ampliá-las e novamente elas obtiveram volume, com um estilo mais solto e confortável de vesti-las.

Anos 10













Anos 20



Anos 30





                                      Anos 40 e 50













A partir  dos anos 1970, o surgimento das calças para mulheres foi uma opção para quase todos os eventos formais, nenhuma saia teve tanto domínio quanto a calça por tanto tempo. A calça trouxe com ela liberdade que com o passar dos anos cada vez mais as mulheres foram adquirindo.

Anos 60, 70, 80 e 90




 
 















Nos dias de hoje, a saia mantém-se forte com diversas novas formas e resignificações de antigos modelos. É ainda a peça mais feminina e elegante do guarda-roupas e que, sem dúvida, nenhuma mulher pode deixar de ter suas coleção!

Template by:
Free Blog Templates